Você já ouviu falar nas diversas variantes de tiro esportivo? Sabia que, inclusive, existe uma modalidade olímpica deste esporte? Neste artigo serão abordadas as questões relacionadas à esta prática, tais como dados históricos, competições mais populares, regras, como participar e muito mais!
Como as Armas de Fogo se Tornaram um Instrumento Esportivo?
A princípio, as armas de fogo não foram inventadas para a prática de esportes, protagonizando grandes guerras e eventos que marcaram a história. Contudo, desde a primeira aparição em guerras no ano de 1346, foram evoluindo e sendo cada vez mais utilizadas para diversos outros fins como o esporte e a caça.
Muitos consideram como origem desta modalidade de tiro, a prática militar por estarem muito envolvidas. As linhas utilizadas em combates serviram como referência para as primeiras competições, com variantes nas posições deitado, de joelhos e em pé. No ano de 1867, surgiu o Campo de Instrução de Chalôns, na França, onde foi realizada uma prova de tiro ao alvo com fuzis.
Os clubes de caça também tiveram sua contribuição para o esporte, originando algumas modalidades como skeet e fosso. Mais adiante com a criação dos Jogos Olímpicos, o tiro esportivo esteve presente desde a sua primeira edição no ano de 1896, em Atenas. Inicialmente, apenas os homens participavam das competições por medalhas neste esporte e no ano de 1968, as mulheres iniciaram na competição.
Até que, no ano de 1984, foi criada a categoria exclusivamente feminina em duas modalidades: pistola de ar e carabina de ar. Normalmente, o tiro esportivo é disputado em 15 categorias entre masculinas e femininas. O esporte é praticado nos Jogos Pan-Americanos, também em competições menores e regionais.
Quais são as Modalidades de Competição?
-
- Olímpicas - Pistola
-
Pistola de Ar - 10 metros (masculina e feminina);
-
Pistola - 25 metros (feminina);
-
Pistola de Tiro Rápido - 25 metros (masculina);
-
Pistola - 50 metros (masculina);
-
Nas modalidades que fazem o uso da pistola, é permitido usar apenas uma das mãos por ser uma arma curta.
-
- Olímpicas - Carabina
-
Carabina de Ar - 10 metros (masculina e feminina);
-
Carabina Deitado - 50 metros (masculina);
-
Carabina Três Posições - 50 metros (masculina e feminina);
-
OBS: Modalidades de tiro com o uso da carabina, é permitido o uso das duas mãos por ser uma arma de cano longo.
-
- Fossa Olímpica (masculina e feminina)
-
Com o auxílio de um rifle que, diferente da pistola, pode ser empunhado com as duas mãos, o(a) atirador(a) realiza dois disparos de cinco posições distintas e precisa acertar um prato;
-
- Fossa Olímpica Double (masculina)
-
Com o auxílio de um rifle o(a) atirador(a) realiza dois disparos de cinco posições diferentes e precisa acertar dois pratos;
- - Skeet (masculino e feminino)
-
O(a) atirador(a) dispara em oito posições diferentes tendo que acertar o maior número de pratos possível;
-
OBS: Os pratos são feitos de barro, podendo pesar de 95g a 105g, com as medidas de 28,58mm x 109,5mm e podem atingir uma velocidade de até 88,5 km/h.
As regras podem ser alterados de tempos em tempos, clique aqui para abrir a página com os regulamentos atualizados.
-
Alvo móvel: nesta modalidade o alvo se desloca em um espaço de 2m, o atirador deve contar 30 tiros em velocidade lenta e 30 tiros rápidos para atingi-lo.
-
Airsoft: existem também as competições de airsoft já abordadas aqui no blog e que você pode conferir tudo sobre essas competições clicando aqui. Basicamente, o airsoft simula situações reais de combate em que os times estão em busca de um objetivo usando diversos tipos de armas de pressão que atiram bolinhas de plastico.
-
Paintball: esta modalidade muito conhecida é bem parecida com a modalidade de airsoft com diferenciação nas armas e tipos de competição. Ao invés de bolinhas de plástico, são usadas bolinhas de tinta que ao atingir o inimigo irão deixá-lo manchado para que ele se retire do campo.
Como Iniciar em Competições de Tiro Esportivo?
Para quem tem interesse em começar a competir, é necessário que você vá até um clube de tiro e converse com os atiradores sobre a sua vontade.. Eles irão dar todo o direcionamento, esclarecerá todas as dúvidas que surgirem e lhe proporcionarão uma experiência saudável, segura e profissional com o esporte.
Se possível, compareça em um final de semana de competições para entender mais sobre as modalidades, será bem interessante e instrutivo. Você poderá encontrar na internet, uma página com uma lista dos clubes de tiro que são federados do seu estado. Assim fica ainda mais fácil a ida ao clube mais próximo de você e ideal para iniciar alguns cursos e se especializar nessa prática.
Nos treinamentos durante esses cursos serão passadas diversas técnicas, conceitos, regras, condutas e entre outros conhecimentos. Você também vai precisar adquirir armas para que sua experiência como atirador seja ainda mais prazerosa.
Como adquirir uma arma para a prática do esporte?
Se você ainda não possui o porte de arma expedido pelo Departamento de Polícia Federal, será necessário que solicite o Certificado de Registro de atirador (CR). O CR é um documento que é emitido pelo Exército Brasileiro - por meio do Comandante da Região Militar (RM) à qual seu estado está vinculado - concedendo uma autorização para exercer atividades ligadas ao uso e manuseio de armas e munições.
Como solicitar o CR? Quais os documentos necessários?
A legislação base que regulamenta a fiscalização de produtos controlados pelo Exército Brasileiro é o Decreto 3.665/2000 (R-105). A Portaria nº 05-DLog/2005 é que normatiza a concessão e a revalidação de registros, apostilamentos e avaliações técnicas de produtos controlados. Conforme o Anexo “O” da referida portaria, os documentos necessários para a concessão do CR são:
-
Requerimento ao Comandante da RM (Anexo XVI do R-105);
-
Certidões de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual e Militar e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal;
-
Comprovante de endereço do local de guarda do acervo;
-
CPF (cópia);
-
Identidade (cópia);
-
Compromisso do interessado (Anexo VI do R-105);
-
Comprovação de estar filiado a clube;
-
Recibo da taxa de fiscalização;
Sendo assim, é possível concluir que o uso da arma de fogo vai além das guerras, que foi o intuito inicial da sua criação. Elas podem ser usadas para várias outras finalidades como forma de proteção da sua casa e família, no combate contra o crime e também como esporte.
A prática desse esporte pode fazer muito bem para a saúde mental trabalhando a concentração, foco, autocontrole e aumenta autocontrole. Alivia também o estresse, melhora o equilíbrio e a coordenação motora. Esses pontos mostram que é saudável e positiva a prática das diversas modalidades de tiro esportivo, pratique você também e sinta a diferença em sua vida!
Parabéns pela postagem, é fundamental aumentarmos o número de pessoas interessadas no tiro esportivo, um esporte que desenvolve muito a concentração.