Marcas

Artigos Recentes

Busca Blog

Airsoft e suas regras de combate

Airsoft e suas regras de combate

Muitos de nós conhecemos o airsoft pelo fato de amigos comentarem a respeito, terem jogado ou apenas por curiosidade, mas, vocês sabem a verdadeira origem desse jogo? quais são as regras? formas de jogar? e até mesmo quantos jogadores podem estar em campo? estas e outras perguntas iremos responder neste breve artigo, intitulado Airsoft e suas regras de combate, mas, antes de responder as perguntas vamos informá-los sobre como surgiu este jogo que vem conquistando e sendo reconhecido pelos brasileiros.

O que é o Airsoft?

O Airsoft é um esporte de muita adrenalina e por ter temas militares se torna diferente do paintball, pois no airsoft as bolinhas usadas são projéteis de plástico, enquanto no paintball são bolinhas de tinta, além de que as armas de pressão utilizadas no airsoft são semelhantes a armas reais. A partida pode ser realizada tanto o ar livre quanto em ambientes fechados e pode contar com grupos grandes e pequenos de jogadores (tem partidas que contém até 1500 participantes, como  Border Wars).

Como mencionado as munições utilizadas no jogo são projéteis de plástico com 6mm de diâmetro, que são chamadas de Ball Bearings (BB’s). Neste esporte a honestidade é algo genuíno, pois vai do jogador ser sincero ao ser atingido avisando seus colegas, como as balas usadas não são de tinta não dá para marcar a área que o jogador acaba de ser atingido. 

Não podemos esquecer que todos os participantes devem utilizar equipamentos de proteçẫo estes são, coletes, capacete e óculos de proteção, afinal as balas utilizadas podem causar machucados com o impacto em determinadas regiões. 

Como surgiu o airsoft?

O airsoft surgiu no Japão entre 1970 à 1980, no país eles controlavam e muito a venda de armas de fogo (o que acontece até hoje), as pessoas que gostavam ou trabalhavam com armas de fogo começaram a aderir a prática de utilizar as armas de pressão para que pudessem praticar tiro. Com o crescimento da utilização das armas de pressão, as empresas e estúdios de cinema começaram a aderir ao uso das armas de pressão em vez de armas de verdade, depois disso começaram a se espalhar. 

Com o foco no entretenimento o airsoft se espalhou pelo mundo, como um esporte de lazer e de tema militar chamou a atenção de pessoas de diversas idades. 

No Oriente o esporte é bem reconhecido, pois Taiwan sedia a copa do mundo do airsoft, G&G e também a World Cup.

O Airsoft no Brasil começou a ser divulgado em 2003 depois de vários debates  da DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS, logo após passou a ser conhecido no órgão do governo brasileiro. Contudo isso se deu a elaboração de criação da portaria que oficialmente cita o nome do airsoft no Brasil.

Em 29 de Novembro de 2007 foi lançada a Portaria Nº 006 - D LOG aprovando o uso de equipamentos e armas de pressão para a prática de esporte do airsoft. Mais em Fevereiro de 2010 a portaria Nº 006 foi revogada e criada uma nova Portaria 002-co-Log que exigiu que as armas de pressão tenham as pontas pintadas de Laranja ou Vermelho com o objetivo de diferenciar das armas de fogo. 

O que é necessário para jogar o Airsoft?

Um dos itens mais importantes para praticar Airsoft é ter uma arma, mas, não é um produto barato, tem armas que chegam a custar R$ 5.000,00.

Mais para você que é iniciante alguns campos de airsoft alugam armas e munição para os clientes, o que é bem interessante pois, como você está iniciando no esporte pode testar opções de jogo e estilos de pistolas e submetralhadoras.

Para você iniciante que deseja ter sua própria arma recomendamos começar com uma AEG ( Airsoft Eletric Gun) ela é uma arma versátil e que se adapta bem em CQB e também em campos abertos, além de economizar dinheiro por que ela não necessita de gás para que funcione e não precisa ser limpada sempre. 

Outros itens essenciais são as munições, mesmo sendo uma arma alugada ou sua mesmo é necessário prestar atenção na densidade da Ball Bearing (BB) pois vai influenciar em que tipo de arma funciona e qual a distância ela percorre.

Como mencionamos anteriormente a espessura das munições são sempre 6mm mas a gramatura é variável pois o peso pode ir de 0,12 gramas a 0,43 gramas. Ou seja, as BB’s mais leves são indicadas para pistolas de mola, já as AEGs são indicadas munições com um peso maior, e se desejar um rifle de pressão ou armas de longo alcance o peso é maior também. Resumindo quanto mais pesada a BB maior sua precisão em longa distância, já para distâncias médias uma BB de 0,25 gramas basta. 

É possível encontrar pacotes de munição com 5 mil unidades de 0,12 gramas. Pacote de 5 mil de 0,20 gramas e mais pesadas com 0,43 gramas com mil unidades.

E não podemos esquecer os itens de proteção, pois sem eles você pode se machucar pois por mais que as munições sejam de plástico, causa danos em regiões sensíveis como os olhos. O primeiro item de proteção seria os óculos para proteção da região do olho, não se tem um tipo específico de óculos mais é importante que ele se adeque de maneira correta a seu rosto, para que não sofra com os impactos caso tenha na região. Caso use óculos de grau precisará de um protetor que suporte o uso de seu óculos.

As máscaras é um produto que as pessoas gostam bastante pois elas amenizam os impactos ajudando a não ter cicatrizes ou até mesmo sangramento indesejado. Mais tem um item que muitos se esquecem que são as luvas para proteger áreas sensíveis como as juntas e dedos que ao serem atingidas causam dor.

Estes são os equipamentos básicos para o airsoft, mas quando você for se acostumando pode melhorar ainda mais com outros tipos de protetores, munições e armas de pressão.

Quais as regras do jogo?



Os jogadores de airsoft normalmente são amantes de adrenalina e temas militares, mas alguns apenas jogam por diversão, prazer, treinamento físico e outros motivos. É importante saber que por mais que aconteçam alguns machucados no jogo, ele possui algumas regras e segurança a serem cumpridas, para que não estrague o momento de lazer de amigos e companheiros de jogo causando machucados graves. 

Segue algumas das regras do jogo:

  • Os participantes devem evitar tiro a queima roupa, pois com a proximidade da arma pode causar machucados graves;

  • O famoso tiro cego é proibido, aquele tiro que você não mira apenas atira para qualquer lado;

  • Tiro sem visada, o que você atira com a arma sem se pôr na visão do competidor;

O campo de airsoft deve ser sempre em um local afastado e de pouco movimento, ou com proteções ao redor, para que pessoas que não participem das partidas não se machuquem. É válido também para quem apenas treina tiro.

Dentro do campo de airsoft tem um área onde não pode acontecer tiro, ela é chamada de Safezone esta área é onde os jogadores carregam suas armas, deixam seus pertences e conversam entre eles.

  • Também é importante andar com o dedo fora do gatilho, para que não atire acidentalmente em outros jogadores e até mesmo em você, quem não estiver utilizando a arma de fogo é importante que ande com ela abaixada.

  • Nunca ande com a arma a vista em pùblico pois pessoas que não conhecem o jogo podem se assustar e você pode ter problemas com as autoridades locais. E sempre levar a documentação da arma com você.

Como funciona a disputa do Airsoft?

As partidas são chamadas de missões e podem ser feitas de diversas maneiras como por exemplo em  grupos diferentes para conquistar um objetivo em comum, uma equipe bloqueando a outra e muitas outras opções. Vamos listar as mais comuns que são:

Mata - Mata

Neste estilo vence quem conseguir eliminar o máximo de jogadores do time adversário.

Captura de bandeira

Os times vão a procura da bandeira do time adversário e levá-la para seu território, enquanto o time adversário tenta a mesma coisa, além de que ambos têm de defender sua própria bandeira.

Vip’s

Neta missão tem um personagem principal o objetivo é protegê lo, ou seja uma das equipes tem de proteger enquanto a outra vai tentar sequestrá-lo ou eliminar. Pode ter mais de um personagem Vip.

Qual a diferença entre CQB e Campo Aberto?

O CQB é a abreviação de Close Quarters Combat (Combate a curta distância) é um tipo de cenário que pode ocorrer uma partida de airsoft. Neste caso é realizada uma partida em um ambiente fechado, que simula um ambiente urbano. Neste tipo de jogo é dada o uso de armas de curto e médio alcance, pistola e rifle de assalto pois os jogadores possuem pouco espaço para se mover.

Já a modalidade de campo aberto, como o próprio nome já diz “aberto” é um local onde se usa obstáculos como árvores, paredes e outros objetos. Neste tipo de partida é utilizada armas de longo alcance como Sniper, DMR e outros estilos de rifle.

E quais são as armas utilizadas no airsoft?

Existem alguns tipos de armas no airsoft que por se parecerem com armas de fogo de verdade, se tem algumas diferenças como as armas elétricas, as armas a gás e armas com mola, além disso as armas de airsoft por lei tem as pontas pintadas de laranja ou vermelho.

Armas elétricas (AEG)

As armas elétricas são as mais comuns pois dependem de uma bateria elétrica para funcionar. Como é considerada uma arma padrão para os jogadores ela pode ser automática ou semiautomática.

O principal modelo de arma elétrica é o rifle, pois o mesmo se assemelha a arma do exército e tem o melhor custo benefício além de ser bem versátil para ser usada tanto em campos abertos como CQB. 

Armas a gás (GBB)

Funcionam a base de CO2 mais diferente das armas elétricas elas não precisam ser recarregadas na tomada, mais o gás tem de ser abastecido. Elas são as mais parecidas com as armas reais, por terem um acionamento responsivo similar ao de uma arma de fogo. As duas principais armas a gás são os rifles e pistolas. O rifle demanda mais manutenção, o que gera mais custos.

já a pistola é diferente pois ela possui um sistema de ação dupla, que quando se atira a câmara de gás se enche e dispara o próximo. É uma arma prática e leve. São bastante utilizadas em treinamento de precisão, recarregamento e postura para arma de fogo.

Armas de mola (Spring)

Neste tipo de arma o mecanismo de disparo é a energia elástica. Mas por ser uma arma de disparo moderado e após o tiro tem de arma-la a torna uma arma lenta e fraca.

Os tipos mais comuns de acionamento de molas são as carabinas e snipers, porém elas possuem molas e cilindros maiores o que garante uma força maior que a do próprio rifle. Por ser maiores são usadas por atiradores de elite nos jogos.

Como funciona a liberação de armas de airsoft?

As armas de airsoft são definidas de acordo com a Portaria 56-COLOG determinada como arma de pressão. Esta caracterização é para diferenciar da categoria simulacro, que são réplicas falsas usadas em assalto que são proibidas no Brasil.

Para adquirir uma arma airsoft é necessário ter no mínimo 18 anos Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente e não é necessário registro junto ao exército. Mais o vendedor precisa ter sua loja registrada para o Comércio de Armas de Pressão além de pedir os documento do cliente na hora da compra e arquivá los.

Também não se deve esquecer que na ponta das armas de airsoft é necessário ter uma marcação de laranja ou vermelho vivo para diferenciar de armas de fogo real.

Mesmo com a liberação devem se tomar alguns cuidados ao carrega la aos lugares, sempre deixar dentro da mochila ou bolsa específica para elas. E é indicado carregar a nota fiscal para mostrar que foi comprada legalmente. 

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima