Marcas

Artigos Recentes

Busca Blog

Caça Esportiva no Brasil

Caça Esportiva no Brasil
Caça Esportiva no Brasil

     A caça aos animais é uma prática antiga feita pelo homem por diversas finalidades como alimentação, por território, comércio e entre outras. Porém, a relação do homem com o animal, nem sempre foi de guerra. Existia também a domesticação dos animais como no caso dos cachorros por exemplo.

     Algumas tribos indígenas podem ser usadas como um exemplo dessa relação, pois praticavam a caça ao mesmo tempo que se relacionavam amigavelmente com diversas espécies de animais. Visto isso, é possível entender que, nós seres humanos, também fazemos parte da cadeia alimentar.

     Entretanto, essa relação foi se estreitando e com o surgimento das cidades, o fenômeno do urbanismo foi tomando cada vez mais o espaço natural. Esse fator expulsou muitos animais de seu habitat natural, fazendo com que muitos ecossistemas fossem afetados e alguns foram destruídos.



     Com a ação do ser humano na biosfera, a degradação do meio ambiente e a extinção de algumas espécies da fauna, foram criadas políticas de preservação do meio ambiente e de proteção aos animais.

     Porém, a caça esportiva é uma prática bem popular em determinados países, como EUA, Canadá, Alemanha, Espanha, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil é diferente, pois a caça é uma prática ilegal, exceto para os javalis, que tem a caça permitida no território nacional. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) permite desde 2013, a caça dessa espécie.

     São discutidas as possibilidades de legalização da caça esportiva. Porém, até agora, as tentativas não obtiveram êxito e a legislação segue protegendo as demais espécies de animais (principalmente as que estão em processo de extinção), a fim de manter o funcionamento de um ecossistema saudável.

     O fato do javali não ser um animal nativo da fauna brasileira, faz com que não tenha predador natural, tornando-se uma “praga”. Fazendeiros têm sua plantação prejudicada pela presença do javali em suas terras pois ele invade as propriedades em busca de alimento.

     A espécie exótica é uma ameaça para os ecossistemas brasileiros, sendo assim, sua caça se torna positiva para o território nacional. Dessa forma, apesar da caça ser proibida, abre-se espaço para caçadores fazerem a neutralização desses animais no Brasil.

     Você tem interesse em praticar a caça esportiva? Já possui o porte de arma para tal? Clique aqui para entender o passo a passo de o que fazer para obter seu porte de arma como cidadão.


     Entre em contato conosco para que possamos auxiliá-lo com o que você deseja, acesse nosso site ou conheça nossas lojas físicas. Temos diversos tipos de arma para que você possa escolher qual se encaixa melhor em suas necessidades!

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima